CineClube Pupilo estreia com sessão especial no Dia Mundial do Meio Ambiente
Início » Blog » CineClube Pupilo estreia com sessão especial no Dia Mundial do Meio Ambiente

CineClube Pupilo estreia com sessão especial no Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste sábado (05 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, estreia o CineClube Pupilo com sessão especial para esse dia tão importante. Nos outros sábados do mês de junho, sempre às 14h, a programação continuará com filmes da mesma temática. Por mês, serão exibidos cerca de 15 filmes distribuídos em quatro sessões dedicadas a educadores e educadoras interessadas em utilizar filmes durante as aulas remotas e/ou presenciais.

A curadoria dos filmes exibidos é feita por grupos de professores que mensalmente selecionam filmes nacionais de diferentes temas. Logo após cada sessão, esses curadores e outros convidados e/ou convidadas provocam um debate com interação aberta através do chat do nosso canal do YouTube abordando a perspectiva pedagógica dos filmes. 

Educadores e educadoras que se interessarem em fazer parte do grupo de curadoria do CineClube Pupilo, poderão se cadastrar através do formulário de cadastro disponível no site www.pupilo.tv.br/Cineclube.

Sinopses dos filmes da sessão de estreia do Cineclube Pupilo – Especial Meio Ambiente:

05/06 às 14h, com debate após a sessão.

Para onde foram as andorinhas?

2015 • cor • digital/22 min • Doc • Todas as idades
Direção: Mari Corrêa
Roteiro: Paulo Junqueira e Mari Corrêa
Coprodução: Instituto Catitu e Instituto Socioambiental
Sinopse: O clima está mudando, o calor aumentando. Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos.

Próximas sessões do CineClube Pupilo

JUNHO – ESPECIAL MEIO AMBIENTE

12/06  – Vamos conversar sobre crimes ambientais no Brasil como o rompimento das barragens em Brumadinho e Mariana, as queimadas na Amazônia e os vazamentos de óleo no Nordeste.

19/06 – Sessão dedicada à água. Quais as consequências das canalizações dos rios urbanos e da poluição de plásticos nos mares?

26/06 – Sessão dedicada à alimentação e às agroflorestas. Quais as alternativas para a monocultura? Como as agroflorestas contribuem para o desenvolvimento sustentável?

Como se inscrever?

Para inscrição nas sessões é só acessar https://pupilo.tv.br/cineclube, clicar no botão INSCREVA-SE e preencher o formulário.

CineClube Pupilo Julho – Especial Amizade

Dia 20 de julho é celebrado o dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade, por isso, neste mês de férias, vamos assistir curtas brasileiros para comemorar aqueles que estão sempre perto de nós para tudo que precisamos. Marque na agenda e venha viver essa experiência conosco.

Conheça um pouco mais sobre a Pupilo

É uma startup incubada na Incubadora Joaçaba, localizada no Centro Inovale em Joaçaba, criada a partir da percepção da importância de se utilizar conteúdos audiovisuais no processo de ensino aprendizagem das crianças e adolescentes. O CEO do Projeto Rudolfo Auffinger afirma que desde que as bibliotecas das escolas jogaram fora os DVDs e as fitas VHS, a responsabilidade de encontrar material audiovisual e organizar a exibição durante as aulas, foi responsabilizada exclusivamente ao professor. A proposta da Pupilo é trazer de volta essa responsabilidade à instituição escolar e principalmente exercer semanalmente a formação do olhar, uma vez que o cinema promove empatia, estimula a comunicação não-verbal e incentiva reflexões e debates sobre temas que muitas vezes são difíceis de se iniciar durante as aulas.

Se inscreva no nosso canal no YouTube e segue a gente no Instagram para receber outras informações da nossa plataforma.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *