Quem Somos


Pupilo é uma plataforma de VOD de curtas-metragens brasileiros exclusivo para escolas e professores utilizarem em salas de aula. Os filmes possuem atividades planejadas veiculadas a BNCC – Base Nacional Curricular Comum e cabem na duração da aula do professor.

Com a duração ideal para encaixar em aulas de 45 e 50 minutos, os curtas  e as atividades da Pupilo permite à turma assistir ao filme e debater ou realizar uma atividade durante uma única aula.

O propósito da Pupilo TV é conectar professores e filmes brasileiros de curtas metragens para transformar a experiência em sala de aula. Por muito tempo as escolas mantinham DVDtecas e um vasto acervo de fitas VHS que não foram substituídos por outros acervos audiovisuais, mesmo com a popularização do Netflix e do acelerado desenvolvimento cognitivo da linguagem audiovisual nas crianças de hoje. É para preencher esta lacuna que a Pupilo nasce.

A reflexão de filmes em sala de aula não só une educandos e educadores na experiência visual e sonora, mas principalmente coloca professores e alunos em pé de igualdade como espectadores de um filme e seus desdobramentos pedagógicos.

O que podemos aprender junto deles, não pelo filme em si, mas pela experiência do outro.

Equipe

Rudolfo Auffinger

É produtor e videoartista, nascido em Joaçaba, no oeste de SC. Formado em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná/Universidade Estadual do Paraná(FAP/UNESPAR) e também em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo em Curitiba. 

Viktória Von Holleben

Vik Von Holleben é artista visual, filmmaker e performer, formada em audiovisual pela UNESPAR, investiga temas relacionados a corpos dissidentes, gênero e deficiência, além de trabalhar com design, ilustração e produção cultural.

Vinícius Comotti

Jornalista. Especialista em Cinema pela UNESPAR/FAP com projeto sobre a relação Cinema Brasileiro e Educação. Mestre em Comunicação pela UFPR com dissertação sobre o cinema brasileiro dos anos 90. Dirigiu os filmes Esses Dias (2015) e Me Tenham Enquanto Existo (2018), além dos livros de poemas Rabicó de Puto (Kotter, 2019, prefácio de Sebastião Nunes) e Bagarocas (Lumme, 2020, prefácio de Claudio Willer).

Jessica Lorena

Jéssica Lorena Bremem, Graduada em Cinema e Vídeo pela Unespar-Fap, atualmente cursa a especialização em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas, na PUCRS. Participou de workshop de Direção de Fotografia com Carlos Ebert,Roteiro Cinematografico com Carlos Reygadas, Lucrecia Martel. Jéssica trabalhou como ministrante de oficinas de cinema e formação em audiovisual do projeto Cinema Nosso (sensibilização audiovisual em organizações comunitárias e educacionais) 2012- 2013. Entre 2013-2015 trabalhou como roteirista freelancer para produtora Lments. Também ministrou Oficinas de formação audiovisual do festival de cinema da lapa, nos anos de 2013 a 2015, oficinas ''cinema de celular'' para estudantes do ensino fundamental através do Sesi-pr Curitiba em 2015. Oficina de capacitaçao audiovisual e roteiro para documentário para os Guarani Nhandewa na semana de Antropologia e Arquelogia da UFPR em 2016. Participou como ministrante de oficinas de formação audiovisual no Projeto Diz Aí Fronteiras do Canal Futura (2016). Atua também na área de fotografia/op. de câmera para cinema. Trabalhou como Arte educadora ministrando oficinas de Cinema e Fotografia durante um ano na Escola Alemã Deutsche Schule. Atualmente ministra oficinas de formação audiovisual no Colégio Medianeira.

Compartilhe