conheça o projeto.

Pupilo é uma plataforma de VOD de curtas-metragens brasileiros exclusivo para escolas e professores utilizarem em salas de aula. Os filmes possuem atividades planejadas veiculadas a BNCC – Base Nacional Curricular Comum e cabem na duração da aula do professor. 

Com a duração ideal para encaixar em aulas de 45 e 50 minutos, os curtas  e as atividades da Pupilo permite à turma assistir ao filme e debater ou realizar uma atividade durante uma única aula.

No Brasil, 80% da música que ouvimos são de artistas brasileiros, mas quando o assunto é cinema não chegamos a 15% de conteúdo brasileiro assistido por nós. (Ancine OCA, 2018).

Diferente dos longas que chegam às salas de cinema e aos serviços de streaming, os curtas metragens muitas vezes não encontram janelas de exibição para além dos festivais de cinema e os produtores dificilmente conquistam formas de comercializar essas obras.

O propósito da Pupilo TV é conectar professores e filmes brasileiros de curtas metragens para transformar a experiência em sala de aula. Por muito tempo as escolas mantinham DVDtecas e um vasto acervo de fitas VHS que não foram substituídos por outros acervos audiovisuais, mesmo com a popularização do Netflix e do acelerado desenvolvimento cognitivo da linguagem audiovisual nas crianças de hoje. É para preencher esta lacuna que a Pupilo nasce.

A reflexão de filmes em sala de aula não só une educandos e educadores na experiência visual e sonora, mas principalmente coloca professores e alunos em pé de igualdade como espectadores de um filme que precede o grande final da aula, os desdobramentos do falar sobre o que se assistiu e o que podemos aprender junto deles, não pelo filme em si, mas pela experiência do outro.

conheça a vaga

Buscamos uma pessoa para trabalhar como freelancer em programação para executar um projeto de site com catálogo de filmes, portal de notícias além de outras possíveis ferramentas que fomentem o uso do cinema na escola.

A estrutura atualmente está no formato de WordPress integrado com os aplicativos da ZohoOne. 

Nosso plano é que a plataforma, que está em construção e passará por uma fase de teste por 12 meses, receba um filme e uma notícia na semana alimentado pela equipe da Pupilo.

O professor poderá criar um login e favoritar filmes além de salvar notícias e compartilhar com alunos. 

 

Rudolfo Auffinger trabalha com Cinema desde 2009 quando participou de um projeto de extensão da UNESPAR – Faculdade de Artes do Paraná, chamado Cinema na Lapa. Durante o projeto, os acadêmicos do curso de cinema, exibiam filmes e realizavam oficinas junto a comunidades rurais da Lapa bem como professores.

A partir de então, Rudolfo se dedicou ao cinema e educação em outros 4 projetos: Como professor de Produção Audiovisual no Centro Europeu de Curitiba entre 2012-2020; No projeto Diz Aí Fronteiras do Canal Futura em que ministrou oficina para jovens da tríplice fronteira em Foz do Iguaçu e também no Itaú Viver Mais, um projeto de cineclube gratuito para a Terceira Idade que toda a última terça-feira do mês exibia um filme e recebia um convidado para debater. 

É a partir destas experiências motivadoras que nasce a Pupilo. Além disso, como Coordenador de Exibição e Tráfego de Cópias do Festival Olhar de Cinema, Festival de Cinema da Lapa e Mostra Cine Foot – Curitiba, Rudolfo conquistou o expertise técnico necessário para o licenciamento e exibição dos filmes. 

 

se interessou?

Inscreva seu interesse abaixo. Tenho buscado profissionais entre 3 e 5 anos de experiência. Vamos conversar?

Compartilhe