A Mostra de Cinema Chica Pelega é um evento que preserva e valoriza a cultura cabocla do povo catarinense da região do Contestado. O título da mostra é uma homenagem a Francisca Roberta, a Chica Pelega, nascida em Limeira, atual Joaçaba. Chica foi uma líder e combatente da Guerra do Contestado, uma mistura de lenda e história e um sinônimo de força.
A Mostra Chica Pelega de Cinema é um evento que preserva e valoriza a cultura cabocla do povo catarinense da região do Contestado. O título da mostra é uma homenagem a Francisca Roberta, a Chica Pelega, nascida em Limeira, atual Joaçaba. Chica foi uma líder e combatente da Guerra do Contestado, uma mistura de lenda e história e um sinônimo de força
Sessões Escola
Quatro filmes de curta duração do 8º ano até o Ensino Médio que cabem no tempo da aula.
Sessão Longa-metragem
Um filme de longa metragem para assistir com toda a família fora do horário de aula
Mediação Cultural
Debate após a sessão sobre os filmes, o cotidiano e o conteúdo escolar com especialistas
Leve a mostra até você
Já levamos a mostra para nove municípios e em 2023 estaremos em mais quatro.
Espectadores
Sessões
Escolas
A Guerra do Contestado (1912-1916) envolveu 55 municípios do Meio Oeste catarinense e é o tema central das produções que fazem parte deste projeto. Ao se enxergar na tela do cinema, o povo caboclo se reconhece e se percebe, espelhando-se nos personagens, nos conflitos, nas histórias e nas memórias.
É muito importante debatermos o que assistimos, pensando nisso, após as exibições são realizados debates, onde estas impressões são conversadas com pesquisadores, educadores populares, pessoas como nós, retratados nos filmes. A troca de impressões é a ferramenta de educação que o cinema nos permite.
Edições
1ª edição - 2021
Realizada na cidade de Joaçaba com recursos próprios e muita gente colaborando para que o evento acontecesse, a 1ª Mostra de Cinema Chica Pelega aconteceu no dia 23 de agosto de 2021 no Cine Gracher para comemorar o aniversário de 104 anos da cidade. Os filmes foram divididos em 3 categorias: Filhos da Terra, Nossa Memória e Causos e Contos com curadoria do cineasta joaçabense Rudolfo Auffinger.
2ª edição - 2022
Foi selecionada no Edital de incentivo à cultura Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura e aconteceu no primeiro semestre de 2022 nas cidades de Caçador, Campos Novos, Curitibanos, Timbó Grande e Fraiburgo.
3ª edição - 2023
Dedicada às comunidades remanescentes de quilombos da região oeste de Santa Catarina. Foram 7 dias de mostra presencial, 4 cidades (Fraiburgo, Capinzal, Monte Carlo e Campos Novos), 4 escolas e 940 pessoas. Um mês de mostra online, mais de 200 logins na platafoma play.pupilo.tv.br e três lives com 663 visualizações. Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022