Durante os dias 10, 11 e 12 de maio, a Mostra Grito da Madrugada exibe produções catarineneses para refletir a produção musical do estado.
Pensada como parte da programação do festival Grito da Terra, a programação da Mostra Grito da Madrugada apresenta 3 documentários e 1 vídeo poema e 18 videoclipes catarineneses. Além das sessões presenciais, a Mostra também pode ser assistida online, pelo site do cineclube da pupilo.
Entre os videoclipes destacam-se artistas como O elevador, Saliva Salina, Exclusive e os cabides, Expresso Rural, Jesus Lumma, Frabin, Renna e Gabi Benedita, Gloire Ilonde, Maria Beraldo, Modernas Ferramentas científicas de exploração, Irmão Victor, Marujo Cogumelo, Escaley MC, Pretas Yabás, Manivas e Apicultores Clandestinos.
Entre os documentários destaca-se, Sistema de Animação, longa-metragem da Atalaia filmes, retrada a trajetória do músico Lourival José Galliani, vulgo “Toucinho Batera”. Captado e montado com liberdade, espontaneidade e uma beleza crua – análoga ao modo como o próprio Toucinho toca e vive – o documentário mergulha na experiência de conhecer a musicalidade e a filosofia do excêntrico baterista. O filme acompanha Toucinho por um ano numa variedade de situações inusitadas e transformações pessoais. Entrevistas e materiais de arquivo com personalidades do meio musical como Nenê Batera, Alegre Corrêa, Gringo Saggiorato, Luiz Meira, Cássio Moura, Alessandro Kramer e Guinha Ramires complementam o retrato do personagem com memoráveis histórias da carreira do baterista.
Sistema de Animação tece um reflexivo retrato do filósofo e músico que a dupla encontrou: um verdadeiro artista improvisador equilibrando-se com humor entre a arte e a sobrevivência numa complexa condição nem sempre simples de explicar, fruto tanto da situação cultural no Brasil quanto da espontânea personalidade do genial Toucinho.
O segundo longa que faz parte da programação é Bolachas: história do rock catarinense de 2012 da Vinil Filmes, O documentário Bolachas traça um panorama do rock’n’roll na Ilha de Santa Catarina. Um filme que conta a história de bandas que gravaram álbuns em nosso estado, do vinil, passando por cassetes até a chegada do CD.
Para encerrar a programação documental da Mostra, Ecos e úivos nas terras de Condá de 2019 da produtora Lapidaria Filmes, de Chapecó revisita a história da música na região Oeste de Santa Catarina.
Além disso, a programação relembra uma produção psicodélica de Peter Baiestorf de Palmitos, Ópio do Povo, bem como um vídeopoema do artista de Laguna, Preto Lauffer.
Programação da Oliuni Cultural
Além do Cineclube Pupilo, a Oliuni Cultural da UNOESC Joaçaba, reune exposição artística, com mais de 20 acadêmicos da universidade, além de 4 oficinas, incluindo Forró, Desenho e Samba de Gafieira, a programação conta com exposição de carros antigos no estacionamento do Complexo Esportivo, Campus I, lançamento de livro e performance do curso de sociologia.
Toda a programação pode ser baixada em pdf no site do evento.