fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Cineclube Pupilo recebe a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Cineclube Pupilo recebe a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Cineclube Pupilo recebe a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

O Cineclube Pupilo, tem a honra de receber a prestigiosa 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de abril de 2024, para estudantes da rede estadual de educação e também uma sessão a noite aberta ao público. As sessões, integrantes da Mostra Difusão, são gratuitas e fazem parte de uma iniciativa que credenciou 257 espaços em todo o Brasil para debater e exibir filmes que abordam temáticas fundamentais relacionadas aos direitos humanos.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), com o apoio do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O evento ocorre entre dezembro de 2023 e março de 2024, abrangendo 26 capitais e o Distrito Federal, tanto presencialmente quanto por meio de uma plataforma de streaming.

Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a Mostra busca explorar a diversidade de temas e a pluralidade da produção cinematográfica brasileira, fomentando debates e a divulgação de informações relacionadas aos direitos humanos. Além das exibições nas capitais, a Mostra se estenderá a diversos pontos de exibição no interior dos estados, mantendo sempre a gratuidade como premissa.

A primeira edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos aconteceu em 2006. Nessas últimas doze edições, muito aconteceu no Brasil e no mundo. E para contextualizar essa memória, apresentamos no vídeo abaixo cada edição do projeto, seu tema, seu homenageado e o contexto sócio-político-econômico-cultural de cada edição.

O destaque da 13ª Mostra será o lançamento no Cine Arte UFF, em Niterói (RJ), com a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, no dia 6 de dezembro, às 16h. O evento contará com uma palestra do ministro, que fará um balanço do primeiro ano à frente da gestão, abordando os desafios da pasta e anunciando ações nos campos da educação, cultura e produção de dados e evidências em direitos humanos.

historico mostra de cinema e direitos humanos - pupilotv
Cineclube Pupilo recebe a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos 2

A Mostra também homenageará o cineasta Silvio Tendler e incluirá exibições de filmes e oficinas de cinema e educação, abrangendo formações para multiplicadores e especializações para mais de 700 professores. A programação se estenderá até março de 2024, com exibições gratuitas nas 26 capitais e no Distrito Federal, reforçando o compromisso de promover paz, respeito à diversidade e a defesa dos direitos humanos em todo o país.

Rudolfo Auffinger

Rudolfo Auffinger

Rudolfo é artista audiovisual e se dedica a pensar e criar acervos de filmes e sua relação com a escola.
Rudolfo Auffinger

Rudolfo Auffinger

Rudolfo é artista audiovisual e se dedica a pensar e criar acervos de filmes e sua relação com a escola.

Posts recentes

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Populares

0
Would love your thoughts, please comment.x