A cidade de Pato Branco está prestes a ganhar uma atividade cultural que promete reunir famílias, amigos e entusiastas do cinema: o Cineclube Pupilo.
Com iniciativa dos produtores culturais Tamara Alff e Rudolfo Auffinger, curadoria de Gabi Bresola e em parceria com a Pupilo TV, o cineclube estreia no dia 3 de junho e realizará sessões de filmes nacionais sempre nas primeiras segundas-feiras de cada mês, de junho a dezembro. As exibições ocorrerão no Complexo Cultural, às 9h e às 14h, e no CEU das Artes, às 19h, sendo gratuitas e abertas ao público.
Crianças e adolescentes do Remanso da Pedreira, do Projeto Jojoca, da Escola de Artes e dos projetos do CEU já têm presença garantida, mas todo mundo pode participar das sessões. Para isso, basta comparecer ao local nos horários marcados.
“O interessante é que o participante se veja como sócio de um clube e compareça a todas as sessões, acompanhando o desenvolvimento cultural do grupo. Nossa intenção é que as crianças tenham acesso a obras que moldaram a história do cinema brasileiro e que adultos e idosos revivam memórias e compartilhem suas vivências pessoais”, diz Tamara. Ela ressalta que o Cineclube Pupilo não é apenas um lugar de entretenimento, mas um espaço de construção de identidade, preservação cultural e diálogo intergeracional.
O que são Cineclubes?
Cineclubes são espaços dedicados à exibição e discussão de filmes, desempenhando um papel fundamental na preservação e promoção da cultura cinematográfica. Dentro desse contexto, a exibição de filmes nacionais ganha ainda mais relevância. “Esses espaços celebram a riqueza e diversidade do cinema brasileiro, contribuindo para a construção de uma identidade cultural e valorizando a produção cinematográfica local”, destaca Tamara.
Educação audiovisual
O Cineclube Pupilo tem como objetivo, além de entreter, promover um espaço de educação por meio dos filmes exibidos. “Depois das sessões, vamos disponibilizar um plano pedagógico para auxiliar os educadores interessados em trabalhar o assunto tratado no tema da obra com as crianças, criando um canal para a troca de experiências, perspectivas e histórias”, explica Tamara Alff.
Ainda, nas sessões do CEU das Artes, voltadas para um público mais velho, haverá debate sobre o filme após a exibição.
O Cineclube Pupilo é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Paraná, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio do Ministério da Cultura do Governo Federal, com apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de Pato Branco.
Confira a programação de junho e julho
3 de junho
Complexo Cultural
9h – Tito e os Pássaros (Classificação Livre – para todos os públicos)
14h – Tainá: Uma Aventura na Amazônia (Classificação Livre – para todos os públicos)
CEU das Artes
19h – Sinfonia Amazônica* (Classificação Livre – para todos os públicos)
1º de julho
Complexo Cultural
9h – O Grilo Feliz (Classificação Livre – para todos os públicos)
14h – Aventuras com Tio Maneco* (Classificação Livre – para todos os públicos)
CEU das Artes
19h – Uma Professora Muito Maluquinha (Classificação Livre – para todos os públicos)
*Filme sujeito a alteração