fbpx

CineClube Pupilo estreia com sessão especial no Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste sábado (05 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, estreia o CineClube Pupilo com sessão especial para esse dia tão importante. Nos outros sábados do mês de junho, sempre às 14h, a programação continuará com filmes da mesma temática. Por mês, serão exibidos cerca de 15 filmes distribuídos em quatro sessões dedicadas a educadores e educadoras interessadas em utilizar filmes durante as aulas remotas e/ou presenciais.

A curadoria dos filmes exibidos é feita por grupos de professores que mensalmente selecionam filmes nacionais de diferentes temas. Logo após cada sessão, esses curadores e outros convidados e/ou convidadas provocam um debate com interação aberta através do chat do nosso canal do YouTube abordando a perspectiva pedagógica dos filmes. 

Educadores e educadoras que se interessarem em fazer parte do grupo de curadoria do CineClube Pupilo, poderão se cadastrar através do formulário de cadastro disponível no site www.pupilo.tv.br/Cineclube.

Sinopses dos filmes da sessão de estreia do Cineclube Pupilo – Especial Meio Ambiente:

05/06 às 14h, com debate após a sessão.

Xupapoynãg

2012 • cor • digital / 15 min. • Doc • Todas as idades
Diretor: Isael Maxakali
Roteiro: Isael Maxakali
Produtora: Pajé Filmes
Sinopse: As lontras invadem a aldeia para vingar a exploração e morte de seus parentes, caçados e devorados pelos humanos. Cabe às mulheres travar uma batalha para expulsar os invasores.

Para onde foram as andorinhas?

2015 • cor • digital/22 min • Doc • Todas as idades
Direção: Mari Corrêa
Roteiro: Paulo Junqueira e Mari Corrêa
Coprodução: Instituto Catitu e Instituto Socioambiental
Sinopse: O clima está mudando, o calor aumentando. Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos.

Sou Maraguá

2018 • cor • digital / 4 min. • Videoclipe • Todas as idades
Filmagens: Flora Suzuki e Simon Knoop
Videoclipe da música “Sou Maraguá”, de Everaldo Ape, feito a partir de imagens gravadas durante oficinas de audiovisual com o povo Maraguá, nas aldeias Kayauézinho e Terra Preta, no Amazonas.

Próximas sessões do CineClube Pupilo

JUNHO – ESPECIAL MEIO AMBIENTE

12/06  – Vamos conversar sobre crimes ambientais no Brasil como o rompimento das barragens em Brumadinho e Mariana, as queimadas na Amazônia e os vazamentos de óleo no Nordeste.

19/06 – Sessão dedicada à água. Quais as consequências das canalizações dos rios urbanos e da poluição de plásticos nos mares?

26/06 – Sessão dedicada à alimentação e às agroflorestas. Quais as alternativas para a monocultura? Como as agroflorestas contribuem para o desenvolvimento sustentável?

Como se inscrever?

Para inscrição nas sessões é só acessar https://pupilo.tv.br/cineclube, clicar no botão INSCREVA-SE e preencher o formulário.

CineClube Pupilo Julho – Especial Amizade

Dia 20 de julho é celebrado o dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade, por isso, neste mês de férias, vamos assistir curtas brasileiros para comemorar aqueles que estão sempre perto de nós para tudo que precisamos. Marque na agenda e venha viver essa experiência conosco.

Conheça um pouco mais sobre a Pupilo

É uma startup incubada na Incubadora Joaçaba, localizada no Centro Inovale em Joaçaba, criada a partir da percepção da importância de se utilizar conteúdos audiovisuais no processo de ensino aprendizagem das crianças e adolescentes. O CEO do Projeto Rudolfo Auffinger afirma que desde que as bibliotecas das escolas jogaram fora os DVDs e as fitas VHS, a responsabilidade de encontrar material audiovisual e organizar a exibição durante as aulas, foi responsabilizada exclusivamente ao professor. A proposta da Pupilo é trazer de volta essa responsabilidade à instituição escolar e principalmente exercer semanalmente a formação do olhar, uma vez que o cinema promove empatia, estimula a comunicação não-verbal e incentiva reflexões e debates sobre temas que muitas vezes são difíceis de se iniciar durante as aulas.

Se inscreva no nosso canal no YouTube e segue a gente no Instagram para receber outras informações da nossa plataforma.

Você também pode gostar

Casa da Cultura e Cineclube Pupilo apresentam: O Xangô de Baker Street nesta sexta-feira

O Teatro Alfredo Sigwalt recebe a primeira sessão presencial do Cineclube Pupilo pós-pandemia, no dia 23 de setembro, sexta-feira, às 19h30, a exibição de O Xangô de Baker Street. O filme, com direção de Miguel Faria Jr. é uma adaptação do best seller homônimo de Jô Soares, cujo cenário é o Brasil de 1886. A sessão é gratuita, aberta ao público e tem classificação indicativa de 14 anos.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Continue lendo

Reconstruindo Mundos: uma reflexão sobre identidades e escola.
https://youtu.be/Os-EZ6d7GxM No dia 29 de julho,
Casa da Cultura Rogério Sganzerla e Pupilo TV apresentam Sessão de Filmes de Terror Brasileiro com entrada gratuita
Cineclube Halloween - Noite de Terrores
Casa da Cultura e Cineclube Pupilo apresentam: O Xangô de Baker Street nesta sexta-feira
O Teatro Alfredo Sigwalt recebe a

Casa da Cultura e Cineclube Pupilo apresentam: O Xangô de Baker Street nesta sexta-feira

O Teatro Alfredo Sigwalt recebe a primeira sessão presencial do Cineclube Pupilo pós-pandemia, no dia 23 de setembro, sexta-feira, às 19h30, a exibição de O Xangô de Baker Street. O filme, com direção de Miguel Faria Jr. é uma adaptação do best seller homônimo de Jô Soares, cujo cenário é o Brasil de 1886. A sessão é gratuita, aberta ao público e tem classificação indicativa de 14 anos.

Leia mais
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es