fbpx

Por uma educação audiovisual na escola​

As aventuras do avião vermelho

As aventuras do avião vermelho

2014 • 90′ • cor • RS • direção de Frederico Pinto e José Maia

Sinopse:

Em “As aventuras do avião vermelho”, baseado no livro de Érico Veríssimo, depois de perder a mãe, o garoto Fernandinho acaba se tornando solitário. Nada parece lhe tirar desse abatimento, isso até que um livro lhe faz mergulhar nas aventuras do Capitão Tormenta.

Sinopse

Em “As aventuras do avião vermelho”, baseado no livro de Érico Veríssimo, depois de perder a mãe, o garoto Fernandinho acaba se tornando solitário. Nada parece lhe tirar desse abatimento, isso até que um livro lhe faz mergulhar nas aventuras do Capitão Tormenta.

Direção

Frederico Pinto

Carioca, radicado em São Paulo desde 1994, artista plástico, estudou durante cinco anos na The art students league of New York 1989/94. Alguns de seus trabalhos estiveram presentes em coleções como as de Gilberto Chateaubriand e Patrícia Phelps. Trabalhou em teatro como assistente da diretora Daniela Thomas, na Trilogia Kafka, em Nova York, no final do anos 80, e com a Cia de Ópera no teatro La Mama em 1989. De volta ao Brasil, continuou como assistente da cineasta em filmes publicitários nos anos 90, até se lançar cenógrafo e diretor de arte na área cinematográfica. Estreou no cinema com o curta-metragem Um dia e logo depois um outro, de Renato Rossi e Nando Olival, em 2007, conquistando o prêmio de melhor direção de arte no Festival de Brasilia.

José Maia

Diretor, produtor e animador. Trabalha há aproximadamente 30 anos na área audiovisual, atuando em cinema, televisão, publicidade e vídeo. Entre seus principais trabalhos na área cinematográfica estão: “Treiler – A última tentativa”, 1986, curta-metragem (direção, roteiro e produção); “O Reino Azul”, 1989, curta-metragem (direção, roteiro e produção); “Docinhos”, 2002, curta-metragem, stop motion (direção e animação); “Wood & Stock – sexo, orégano e rock’n’roll”, 2005, longa-metragem (direção de animação).

Fotos

LOGO_LIVRE

Indique o filme

Direção

Frederico Pinto

José Maia

Roteiro

Frederico Pinto e José Maia

Produção

Aletéia Selonk, Camila Gonzatto e Frederico Pinto

Produção executiva

Aletéia Selonk e Lisiane Cohen

Elenco

Pedro Yan, Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Wandi Doratiotto, Fernando Alves Pinto, Zezeh Barbosa, Sérgio Lulkin

Direção de arte

Moacir Gutterres

Realização

Armazém de Imagens e Okna Produções

Design de som

Eduardo Santos Mendes

Nossa opinião

Público sugerido

Acessibilidade

Temas

Temas transversais

Palavras chaves

Nível de ensino

Áreas do Conhecimento ou Campos de Experiências

Componentes Curriculares

Competências BNCC

Habilidades BNCC

Sugestões Pedagógicas e Análise Criativa

Filmes Relacionados

Xuxinha E Guto contra os monstros do espaço

2005 • 85′ • cor • RJ • direção de Moacyr Góes e Clewerson Saremba

Sinopse:
Contando com a inestimável ajuda de um anjinho da guarda chamado Xuxinha, Guto tem que enfrentar terríveis monstros comedores de lixo que vêm para a terra do planeta XYZ querendo destruir a humanidade.

Leia mais »

Xuxa Abracadabra

2023 • 87′ • cor • RJ • direção de Moacyr Góes

Sinopse:
Sofia é uma bibliotecária que aceita o pedido do viúvo Matheus para cuidar de seus filhos, Lucas e Júlia. Na casa da família, ela e as duas crianças caem dentro de um livro mágico e vão parar na terra dos contos de fadas.

Leia mais »

Turma da Mônica em uma aventura no tempo

2007 • 80′ • cor • SP • direção de Mauricio de Sousa

Sinopse:
Franjinha monta uma máquina do tempo, mas para fazê-la funcionar, precisa juntar os quatro elementos da natureza: a água, o fogo, a terra e o ar. O Laboratório de Franjinha é invadido por Cebolinha e Cascão, que fogem da Mônica, seguida por Magali. Na confusão, Sansão é atirado na direção dos meninos e bate na máquina do tempo. O choque faz os quatro elementos se perderem em épocas diferentes. O acidente causa um desastre – o tempo começa a ficar devagar na Terra. Para reverter essa situação, os quatro precisam embarcar na máquina do tempo e resgatar os elementos.

Leia mais »

Deixe uma resposta!

Noticias