fbpx

Por uma educação audiovisual na escola​

Deserto Estrangeiro

Deserto Estrangeiro

2020 • 23′ • cor • RS • direção de Davi Pretto

Sinopse:

Um jovem brasileiro, que recém começou a trabalhar em uma imensa floresta em Berlim, é arrastado para um pesadelo envolvendo o passado colonial alemão quando tenta encontrar uma garota perdida na mata.

Sinopse

Direção

Fotos

LOGO_LIVRE

Indique o filme

Direção

Davi Pretto

Roteiro

Davi Pretto e Igor Verde 

Produção

Paola Wink

Direção de Fotografia

 Luciana Baseggio

Direção de Arte

Bea Rodrigues

Trilha Sonora Original

 Paulo Beto

Montagem

Davi Pretto e Paola Wink

Desenho de Som

 Tiago Bello

Elenco

 Mauro Soares, Isabél Zuaa, Raquel Villar

Empresa produtora

Vulcana Cinema

Nossa opinião

O filme é protagonizado por um brasileiro, de nome Gustavo, que começa a trabalhar em um parque, em outro país, no qual ele encontra Cadija, uma Angolana que procura reparar a história de seus ancestrais negros, que foram mortos em um deserto por soldados alemães. O filme se passa de forma atemporal, que o torna muito interessante no que se refere ao imaginário simbólico quanto ao que se passou com os povos africanos.

Público sugerido

A partir de 15 anos.

Acessibilidade

Legenda em português, das falas estrangeiras apenas.

Temas

Escravidão; Racismo; Trabalho; Ancestralidade.

Temas transversais

Diversidade Cultural; Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras; Trabalho.

Palavras chaves

Trabalho; Racismo; Escravidão.

Nível de ensino

Ensino Médio e EJA.

Áreas do Conhecimento ou Campos de Experiências

Ciências Humanas.

Componentes Curriculares

História, Geografia.

Competências BNCC

Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.

Habilidades BNCC

(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

Sugestões Pedagógicas e Análise Criativa

Sugere-se que após o debate acerca do filme, os alunos façam uma pesquisa sobre a sua história, podendo ser realizado projeto interdisciplinar, pesquisando de onde vieram seus familiares, a origem de seu nome e sobrenome, a história de seus avós, bisavós, chegada ao Brasil.

Filmes Relacionados

O cemitério do parque da luz

2023 • 15′ • cor • SC • direção de Marko Martinz


Sinopse:
No coração da cidade, o atual Parque da Luz surgiu onde antes era o antigo cemitério municipal. No entanto, Júlia, Maitê e seus amigos, completamente alheios a essa peculiar história, decidem realizar um divertido piquenique. Mas o que parecia ser uma inocente brincadeira logo se transforma em uma horripilante aventura.

Leia mais »
geração alpha generation cineclube pupilo

Geração alpha

2019 • 14’44” • cor • MG • direção de Rodrigo Brandão


Sinopse:
Duas amigas partem para uma viagem no início do semestre na faculdade. O que a princípio é uma diversão vai se tornando um pesadelo gravado minuto a minuto.

Leia mais »

Lily’s hair

2019 • 15′ • cor • GO • direção de Raphael Gustavo da Silva


Sinopse:
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo, tenta deixá-los do jeito que sempre sonhou.

Leia mais »

Deixe uma resposta!

Noticias