fbpx

Por uma educação audiovisual na escola​

As Fábulas Negras

As Fábulas Negras

2015 • 93’57” • cor • ES • direção de Rodrigo Aragão, José Mojica Marins, Petter Baiestorf e Joel Caetano

Sinopse:

Um grupo de meninos brinca de super-heróis até que começam a contar para si histórias de terror. A partir desses contos, eles embarcam numa macabra aventura envolvendo lendas urbanas e personagens do folclore brasileiro, como lobisomem, bruxa, fantasma, monstro e saci.

Sinopse

Direção

Fotos

LOGO_16_ANOS

Indique o filme

Direção

Rodrigo Aragão

José Mojica Marins

Petter Baiestorf

Joel Caetano

Roteiro

Joel Caetano, José Mojica, Petter Baiestorf, Rodrigo Aragão

Produtores

Kika Oliveira, Mayra Alarcón

Elenco

Ana Carolina Braga, Cesar Coffin Souza, José Mojica Marins, Marcelo Castanheira, Markus Konká, Mayra Alarcón, Ricardo Araújo, Walderrama Dos Santos

Nossa opinião

Esse filme de terror se passa por meio da narrativa de fábulas recontadas por quatro meninos que, brincando na floresta, contam histórias de terror que remetem a personagens conhecidos tanto do folclore, como de lendas urbanas, tais como o saci, lobisomem ou ainda a loira do banheiro, remetendo até mesmo a corrupção de uma cidade sem esgoto ou saneamento devido ao desvio de verbas, realmente assustador.

Público sugerido

Acima de 16 anos.

Acessibilidade

Não possui.

Temas

Histórias de terror; Folclore; Brincadeiras; Imaginário Popular.

Temas transversais

Educação Ambiental; Diversidade Cultural; Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

Palavras chaves

Folclore; Filme de Terror Brasileiro; Lenda Urbana; Corrupção.

Nível de ensino

3º ano do Ensino Médio.

Áreas do Conhecimento ou Campos de Experiências

Linguagens, Ciências Humanas e Sociais aplicadas.

Componentes Curriculares

Língua Portuguesa; Artes; Sociologia; História; Geografia.

Competências BNCC

Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.

Habilidades BNCC

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

(EM13LGG201) Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.

Sugestões Pedagógicas e Análise Criativa

Após assistir ao filme, debater e mediar críticas construtivas, principalmente em relação às fábulas brasileiras apresentadas no filme. Orientar aos alunos pesquisar em casa e apresentar no espaço escolar outras fábulas brasileiras ou ainda lendas urbanas, trazendo para um novo debate o imaginário popular, em diferentes aspectos, podendo trabalhar sua origem e o que remete para a comunidade essas histórias recontadas de geração a geração.

Filmes Relacionados

O cemitério do parque da luz

2023 • 15′ • cor • SC • direção de Marko Martinz


Sinopse:
No coração da cidade, o atual Parque da Luz surgiu onde antes era o antigo cemitério municipal. No entanto, Júlia, Maitê e seus amigos, completamente alheios a essa peculiar história, decidem realizar um divertido piquenique. Mas o que parecia ser uma inocente brincadeira logo se transforma em uma horripilante aventura.

Leia mais »
geração alpha generation cineclube pupilo

Geração alpha

2019 • 14’44” • cor • MG • direção de Rodrigo Brandão


Sinopse:
Duas amigas partem para uma viagem no início do semestre na faculdade. O que a princípio é uma diversão vai se tornando um pesadelo gravado minuto a minuto.

Leia mais »

Lily’s hair

2019 • 15′ • cor • GO • direção de Raphael Gustavo da Silva


Sinopse:
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo, tenta deixá-los do jeito que sempre sonhou.

Leia mais »

Deixe uma resposta!

Noticias