fbpx

Por uma educação audiovisual na escola​

Ninjas

2010 • 25’38” • cor • SP • direção de Dennison Ramalho

Sinopse:

Em crise após matar uma pessoa inocente durante ação na favela, policial militar é introduzido na unidade dos Ninjas, um grupo de extermínio que se dedica a eliminar sadicamente suspeitos de crimes violentos.

Sinopse

Direção

Fotos

Indique o filme

Direção

Dennison Ramalho

Roteiro

Dennison Ramalho, Marcello Velloso, Marco de Castro

Produção

Mayra Lucas, Pablo Torrecillas, Paulo Boccato

Elenco

André Luís Patrício, Ariê Rodrigues, Carlos Meceni, Celso ‘Not Dead’ Camargo, Flavio Bauraqui, Juliana Galdino, Tatiana Ribeiro

Nossa opinião

O filme narra a história de um policial que comete assassinato de um jovem, confundido com bandido, em uma comunidade, sendo acobertado esse crime por seus colegas de profissão, porém ele é atormentado pela lembrança do jovem morto. Para acabar com esse tormento, seus colegas o iniciam como “Ninja”, sendo apresentadas cenas violentas para que essa iniciação ocorra.

Público sugerido

A partir de 18 anos

Acessibilidade

Não possui.

Temas

Violência; Comunidade; Crime Urbano; Injustiça Social; Trabalho.

Temas transversais

Educação e Direitos Humanos; Vida Familiar e Social; Trabalho.

Palavras chaves

Comunidade; Violência Policial; Racismo.

Nível de ensino

Ensino Médio do EJA.

Áreas do Conhecimento ou Campos de Experiências

Ciências Humanas e Sociais, Linguagens.

Componentes Curriculares

História; Geografia, Sociologia; Língua Portuguesa.

Competências BNCC

Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.

Habilidades BNCC

(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

(EM13LP03) Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.

Sugestões Pedagógicas e Análise Criativa

Pode ser abordado, por meio de pesquisa e debate, tipos de violência, injustiças sociais, racismo, realizando com os alunos nuvem de palavras, para identificar a frequência de palavras que mais apareceram ou com a qual eles se identificam.

Filmes Relacionados

O cemitério do parque da luz

2023 • 15′ • cor • SC • direção de Marko Martinz


Sinopse:
No coração da cidade, o atual Parque da Luz surgiu onde antes era o antigo cemitério municipal. No entanto, Júlia, Maitê e seus amigos, completamente alheios a essa peculiar história, decidem realizar um divertido piquenique. Mas o que parecia ser uma inocente brincadeira logo se transforma em uma horripilante aventura.

Leia mais »
geração alpha generation cineclube pupilo

Geração alpha

2019 • 14’44” • cor • MG • direção de Rodrigo Brandão


Sinopse:
Duas amigas partem para uma viagem no início do semestre na faculdade. O que a princípio é uma diversão vai se tornando um pesadelo gravado minuto a minuto.

Leia mais »

Lily’s hair

2019 • 15′ • cor • GO • direção de Raphael Gustavo da Silva


Sinopse:
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo, tenta deixá-los do jeito que sempre sonhou.

Leia mais »

Deixe uma resposta!

Noticias