fbpx

Por uma educação audiovisual na escola​

Ocupação Mágica

Ocupação Mágica

2020 • 6′ • cor • SC • direção de Diana Gilardenghi, Hedra Rockenbach e Paloma Bianchi

Sinopse:

Quatro propostas para uma ocupação mágica se trata de uma série de 4 experimentos de sobreposição de realidades produzidos à distância pelas artistas Diana Gilardenghi, Hedra Rockenbach e Paloma Bianchi, durante o isolamento físico exigido pela pandemia do COVID-19. O trabalho interpela a provocação de como estar junto mesmo quando os corpos não podem se encontrar. Desde essa questão as artistas iniciaram uma investigação em maio de 2020, utilizando câmeras de filmagem, um aplicativo de conferência remota e um software de streaming e de edição em tempo real. Com essas ferramentas tecnológicas, dois ambientes distintos e distantes coincidem e se sobrepõem para criar um terceiro espaço, que recobra existência apenas na virtualidade; é nele que os encontros e as coincidências acontecem.

Sinopse

Quatro propostas para uma ocupação mágica se trata de uma série de 4 experimentos de sobreposição de realidades produzidos à distância pelas artistas Diana Gilardenghi, Hedra Rockenbach e Paloma Bianchi, durante o isolamento físico exigido pela pandemia do COVID-19. O trabalho interpela a provocação de como estar junto mesmo quando os corpos não podem se encontrar. Desde essa questão as artistas iniciaram uma investigação em maio de 2020, utilizando câmeras de filmagem, um aplicativo de conferência remota e um software de streaming e de edição em tempo real. Com essas ferramentas tecnológicas, dois ambientes distintos e distantes coincidem e se sobrepõem para criar um terceiro espaço, que recobra existência apenas na virtualidade; é nele que os encontros e as coincidências acontecem.

Direção

Diana Gilardenghi

Professora, bailarina e coreógrafa, atua profissionalmente desde 1978. Começou seus estudos na escola Nacional de Dança tendo se formado como bailarina no Taller Del Teatro General San Martin, em Buenos Aires. Diana é criadora e intérprete de dois trabalhos solo – Ecos (2004) e Crosta (2000) – e foi diretora da Triz Cia. de Dança, com a qual recebeu os prêmios Klauss Vianna (2008 e 2011). Atualmente integra o coletivo de pesquisa e criação Mapas e Hipertextos e participa do Projeto Corpo Tempo e Movimento. A artista também atua como diretora convidada, preparadora corporal e colaboradora em pesquisas de artistas e núcleos locais.

Paloma Bianchi

Bailarina, performer, professora e pesquisadora, é graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP, mestre em Teatro (UDESC) e em Práticas Cênicas e Cultura Visual (Universidad de Castilla-La Mancha-Espanha), e doutora em Teatro (UDESC). Como artista da dança atua como intérprete-criadora, diretora, dramaturgista e interlocutora de processos de criação. Participa do Coletivo Mapas e Hipertextos desde 2013, e do Projeto Corpo, Tempo e Movimento desde 2014. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos solos na intersecção entre dança, performance e artes visuais.

Fotos

LOGO_LIVRE

Indique o filme

Direção

Diana Gilardenghi

Paloma Bianchi

Hedra Rockenbach

Criação e concepção

Diana Gilardenghi, Hedra Rockenbach e Paloma Bianchi

Performance

Diana Gilardenghi e Paloma Bianchi

Captação ao vivo, edição de vídeo e trilha sonora

Hedra Rockenbach

Nossa opinião

Público sugerido

Acessibilidade

Temas

Temas transversais

Palavras chaves

Nível de ensino

Áreas do Conhecimento ou Campos de Experiências

Componentes Curriculares

Competências BNCC

Habilidades BNCC

Sugestões Pedagógicas e Análise Criativa

Filmes Relacionados

Limiares: Sobre Anderson João Gonçalves

2014 • 82′ • cor • SC • direção de Sandra Meyer Nunes

Sinopse:
Documentário sobre o bailarino Anderson João Gonçalves (1964-2010). Limiares sobre Anderson, com 82 minutos, apresenta depoimentos de artistas, pesquisadores e professores sobre suas performances, incluindo as realizadas no Grupo Cena 11 Cia de Dança.

Leia mais »

Fôlego

2018 • 5′ • cor • SP • direção de Diogo Angeli

Sinopse:
Vídeodança do Projeto Côncavo e Convexo que homenageia a vida e obra do Maestro Carlos Gomes refletindo sobre as questões do corpo negro e o paradoxo clássico-popular.

Leia mais »

Fim de festa

2021 • 3′ • P&B • SC • direção de Gabriel Villas Boas Camargo

Sinopse:
“Fim de festa” é uma performance orientada para vídeo, de caráter experimental, na qual embrulho meu corpo com balões e realizo um percurso coreográfico marcado por três movimentos, trepidação, giro e queda e que reverberam três sonoridades específicas.

Leia mais »

Deixe uma resposta!

Noticias