fbpx
Prancheta 81 - pupilotv
Por uma educação audiovisual na escola​
Alimentação e Agroflorestas
alimentacao e agroecologia sessao - pupilotv
Compartilhe nas redes sociais

Alimentação e Agroflorestas

Apresentação

Agroecologia é uma forma de agricultura sustentável, incorporando questões sociais, políticas, energéticas, ambientais e éticas, incluindo a agricultura familiar. Esta sessão será dedicada à alimentação e às agroflorestas. Quais as alternativas para a monocultura? Como as agroflorestas contribuem para o desenvolvimento sustentável?

Data

26/06/2021 - 14h

Local

Online

alimentacao e agroecologia sessao - pupilotv
Compartilhe nas redes sociais

O que você aprende

Público sugerido

Nível de ensino

Temas

Palavras chaves

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

Objetos de Conhecimento

Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo

Objetivos de Conhecimento

Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira. 

A questão da violência contra populações marginalizadas

Habilidades

(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racism

Competência Específica 2 

(EM13CHS102)
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discurso

Competência Específica 3

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Para o desenvolvimento dessa competência específica podem ser mobilizados conhecimentos conceituais relacionados a: aplicação da tecnologia do DNA recombinante; identificação por DNA; emprego de células-tronco; neurotecnologias; produção de tecnologias de defesa; estrutura e propriedades de compostos orgânicos; isolantes e condutores térmicos, elétricos e acústicos; eficiência de diferentes tipos de motores; matriz energética; agroquímicos; controle biológico de pragas; conservantes alimentícios; mineração; herança biológica; desenvolvimento sustentável; vacinação; darwinismo social, eugenia e racismo; mecânica newtoniana; equipamentos de segurança etc.

 

Não exlcuir esse widget. POR FAVOR!!!! Isso não vai aparecer no site

Filmes da sessão

plantando_nas_escolas_1

Plantando nas Escolas

2019 • 26′ • cor • SC • direção de Letícia Marques


Sinopse:

No interior do Paraná, crianças da pré escola experimentam a permacultura e são estimuladas a sentir a floresta e o meio natural como parte integrante delas mesmas, compreendendo o ciclo do alimento a partir da observação e do convívio com as hortas.

Leia mais »
por_que_nao_o_paraiso_pupilo3

Por que Não o Paraíso?

2015 • 27′ • cor • BA • direção de Laura Tamiana


Sinopse:

A palavra ‘paraíso’ vem do persa ‘paradiso’, que quer dizer ‘jardim’. Se transformarmos nosso modelo agrícola em jardim, o planeta tem tudo pra se transformar em paraíso”. (Marsha Hanzi) O filme traz um olhar sobre a experiência de Marsha Hanzi, precursora da Permacultura no Brasil, e de sua equipe na criação do Epicentro Marizá, sítio agroecológico no sertão da Bahia, apontando possíveis caminhos de transformação para a humanidade e o planeta.

Leia mais »