fbpx
Prancheta 81 - pupilotv
Por uma educação audiovisual na escola​
Diz Aí Fronteiras
diz ai fronteiras sessao - pupilotv
Compartilhe nas redes sociais

Diz Aí Fronteiras

Apresentação

Para a última sessão do Cineclube de Agosto, vamos exibir os episódios da segunda temporada do projeto Diz Aí Fronteiras, uma iniciativa do Canal Futura em parceria com a Corporação Andina de Fomento (CAF) e UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. O projeto tem como objetivo mobilizar os jovens em torno do debate de questões referentes à juventude e desenvolvimento local, valorizando os saberes e as articulações presentes na região.

Data

28/08/2021 - 14h

Local

Online

diz ai fronteiras sessao - pupilotv
Compartilhe nas redes sociais

O que você aprende

Público sugerido

Nível de ensino

Temas

Palavras chaves

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

Objetos de Conhecimento

Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo

Objetivos de Conhecimento

Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira. 

A questão da violência contra populações marginalizadas

Habilidades

(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racism

Competência Específica 2 

(EM13CHS102)
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discurso

Competência Específica 3

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Para o desenvolvimento dessa competência específica podem ser mobilizados conhecimentos conceituais relacionados a: aplicação da tecnologia do DNA recombinante; identificação por DNA; emprego de células-tronco; neurotecnologias; produção de tecnologias de defesa; estrutura e propriedades de compostos orgânicos; isolantes e condutores térmicos, elétricos e acústicos; eficiência de diferentes tipos de motores; matriz energética; agroquímicos; controle biológico de pragas; conservantes alimentícios; mineração; herança biológica; desenvolvimento sustentável; vacinação; darwinismo social, eugenia e racismo; mecânica newtoniana; equipamentos de segurança etc.

 

Não exlcuir esse widget. POR FAVOR!!!! Isso não vai aparecer no site

Filmes da sessão

identidade_de_genero_pupilo

Identidade e Gênero

2017 • 9′ • cor • PR • direção de Di Florentino


Sinopse:

Yuri gosta de liberdade. Tatuado por seu corpo várias menções a ela. É DJ amador e está realizando seu primeiro documentário, dentro do projeto Diz Aí – Fronteiras II para falar sobre si mesmo e procurar respostas sobre porque a sociedade tem que impor algo se é você que sente. Yuri é um jovem trans brasileiro.Independente das fronteiras, as questões da juventude e gênero são universais.

Leia mais »
cultura_e_religiao_pupilo_3

Cultura e Religião

2017 • 9′ • cor • PR • direção de Di Florentino


Sinopse:

Na tríplice fronteira, Brasil, Argentina e Paraguai dividem uma diversidade cultural e religiosa, devido principalmente a imigrações árabes e chinesas. Há também a histórica e forte presença indígena, que coloca o guarani como importante língua dos paraguaios. Filha de pai sírio e mãe chilena, Ahlam Amira reside em Foz do Iguaçu.

Leia mais »
juventude_e_participação_social_pupilo

Juventude e Participação Social

2017 • 9′ • cor • PR • direção de Di Florentino


Sinopse:

Por que é importante militar? Por que a juventude precisa estar ativa? E como engajar mais os jovens? Jovens do Brasil, Argentina e Paraguai contam, como atuam cotidianamente em seus países para transformar suas realidades.Daiana Acosta e Vidal Canteros são paraguaios, ele está prestes a terminar o ensino médio e faz parte de uma organização que atua por um Paraguai mais transparente na política.

Leia mais »
fronteiras_pupilo_2

Fronteiras

2017 • 9′ • cor • PR • direção de Di Florentino


Sinopse:

Pikasu Gamarra, jovem paraguaia explica o simbólico e o cotidiano da ponte da amizade, que liga o Brasil com o Paraguai. Camila Pereira vai atravessar pela primeira vez o Paraguai para a Argentina por meio de uma balsa. Matias Moreira é um atleta argentino e está prestes a correr uma grande competição de atletismo no Brasil, na Usina de Itaipú. Junto de outros participantes do projeto Diz Aí – Fronteiras II, o episódio percorre questões linguísticas e ancestrais da região.

Leia mais »