Batidão dos Garotos
2018 • 5’44” • cor • SC • direção de Thiago Lazeri
Na seleção de documentários, aparecem obras como o Brésil: musique indienne, um disco de 1968 com cantos kaingang gravado em 1955 na cidade de Chapecó, através do documentário “Ecos e uivos nas terras de Condá” (Joel Zanette, 2019); o videoclipe de 1984 feito pela conhecida Expresso Rural; também o“Bolachas: história do rock catarinense” (Marco Martins, 2012) que conta não só histórias do que chamamos de rock, mas do mercado da música, de gravações de vinil, cassetes até a chegada do CD e possibilidades de espalhar música.
O dito bom e velho rock and roll não sobreviveu só em sua forma clássica, compreendido não apenas como estilo musical, mas como atitude aparece influenciando em outras criações. Toicinho batera, o protagonista de “Sistema de animação” (Guilherme Ledoux e Alan Langdon, 2009), fala através do jazz, como os ritmos se entrecruzam na música e como se influenciam nos lugares onde são tocados: a música de macumba que se toca durante a noite, o samba cruzado que une morros: “é outra coisa, é outra coisa, é outra coisa, cada dia é uma coisa” formando um sistema, no caso dele, de animação que vira filme para registrar sua existência e suas mudanças. Seguindo sua sabedoria, não seria possível criar uma mostra só com filmes de rock. O pop, o indie, o rap, o funk e outras segmentações que nem são possíveis de ser nominadas (até para que não sejam reduzidas), aparecem representadas nos 18 videoclipes, formato que marcou fortemente as gerações dos anos 1990 e 2000 na TV e primórdios da internet. A seleção dos videoclipes contempla o uso de diferentes linguagens em suas composições, historietas de ficção, narrativas de lutas, animações e efeitos gráficos que conjugam músicas e imagens no início e fim de cada sessão. Acrescentamos um vídeo poema de Preto Lauffer, uma entrevista com a banda guarani Batidão dos garotos e um dos gêneros expoentes do Estado: o cinema trash de Petter Baiestorf e Gurcius Gewdner.
Neste festival a música termina no palco às 3h e continua na tela até às 5h, todos os dias apresentando produções realizadas em 15 cidades de Santa Catarina.
Objetos de Conhecimento
Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo
Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.
A questão da violência contra populações marginalizadas
(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racism
Competência Específica 2
(EM13CHS102)
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discurso
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Para o desenvolvimento dessa competência específica podem ser mobilizados conhecimentos conceituais relacionados a: aplicação da tecnologia do DNA recombinante; identificação por DNA; emprego de células-tronco; neurotecnologias; produção de tecnologias de defesa; estrutura e propriedades de compostos orgânicos; isolantes e condutores térmicos, elétricos e acústicos; eficiência de diferentes tipos de motores; matriz energética; agroquímicos; controle biológico de pragas; conservantes alimentícios; mineração; herança biológica; desenvolvimento sustentável; vacinação; darwinismo social, eugenia e racismo; mecânica newtoniana; equipamentos de segurança etc.
2018 • 5’44” • cor • SC • direção de Thiago Lazeri
2018 • 3’51” • cor • SC • direção de Mário Águas
2018 • 5’15” • cor • SC • direção de Rubens Crispim Jr.
2009 • 80′ • cor • SC • direção de Guilherme Ledoux e Alan Langdon
Sinopse:
Sistema de Animação é um documentário independente que retrata o músico Lourival José Galliani, vulgo “Toucinho Batera”. Captado e montado com liberdade, espontaneidade e uma beleza crua – análoga ao modo como o próprio Toucinho toca e vive – o documentário mergulha na experiência de conhecer a musicalidade e a filosofia do excêntrico baterista.
2023 • 5’58” • cor • SC • direção de Mathias Luz
2019 • 4’19” • cor • SC • direção de Marco Benvegnù
2018 • 2’44” • cor • SC • direção de Gabriel Garcia
2022 • 5’55” • cor • SC • direção de Gurcius Gewdner
2012 • 54’33” • cor • SC • direção de Marco Martins
Sinopse:
O documentário Bolachas traça um panorama do rock’n’roll na Ilha de Santa Catarina. Depoimentos de músicos, produtores e jornalistas revelam a história das bandas e seus respectivos discos. Um filme que conta a história de bandas que gravaram álbuns em nosso estado, do vinil, passando por cassetes até a chegada do CD. O doc conta com entrevistas dos músicos que produziram seus discos desde épocas áureas do pop.
2021 • 3’18” • cor • SC • direção de Manivas
Sinopse:
O Coletivo Manivas se reuniu entre Setembro e Outubro de 2020 no Estúdio do Gere em Chapecó para o trabalho de pré-produção e produção do seu primeiro E.P chamado “Colheita”. Este audiovisual retrata o dia de gravação da música Cadê o Rio?, a qual trata do tema da água doce e dos rios de nossa cidade, que a cada ano sofre com o assoreamento e outros problemas ambientais.
2020 • 4’19” • cor • SC • direção de Dandara Manoela
Sinopse:
A música ‘Pretas Yabás’ aborda o deslocamento simbólico das mulheres negras da base da pirâmide social, do lugar mais silenciado e negligenciado, para o centro, o foco. Faz menção ao espaço que elas vêm ocupando, com muito esforço e luta diária, para serem ouvidas, terem mais acessos e direitos garantidos. A música é um lembrete de que todas as mulheres negras são rainhas, eram em África e continuam sendo aqui.
2022 • 2’22” • cor • SC • direção de Escaley MC
2016 • 3’41” • cor • SC • direção de Marcelo “Brahma” D’Agostini
2020 • 4’48” • cor • SC • direção de Diogo G. Andrade
2022 • 2’21” • cor • SC • direção de Preto Lauffer
Sinopse:
O poeta periférico Preto Lauffer vive na pele o racismo estrutural que rege o Brasil. No filme, performa o epílogo de “Entre a diáspora e a pólvora”, livro de sua autoria lançado em 2021.
2018 • 2’57” • cor • SC • direção de Laura Diaz
2021 • 4’46” • cor • PE • direção de Renna Costa
1984 • 1’18” • cor • SC • direção de Expresso Rural
2004 • 3’03” • cor • SC • direção de Petter Baiestorf
Sinopse:
Sobre as religiões interferindo na vontade própria do homem.
2020 • 2’32” • cor • SC
2019 • 29′ • cor • SC • direção de Joelmir Zanette
Sinopse:
Em busca de uma identidade cultural e partindo da construção do cenário musical na cidade de Chapecó, o filme Ecos e Uivos nas terras de Condá revisita a história da música na região Oeste de Santa Catarina.
2016 • 5’45” • cor • SC • direção de Bruno Alves
2018 • 3min02s • cor • SC • direção de João Lázaro
Sinopse:
Primeiro single do EP Dente de Leite
2019 • 3’19” • cor • SC • direção de Gustavo Barbosa e Thiago de Paula
Somos uma startup que desenvolve ações de educação audiovisual como oficinas de produção de vídeo e foto e sessões de cinema. Além disso, desenvolvemos um serviço de streaming de filmes exclusivo para escolas.
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