fbpx
Prancheta 81 - pupilotv
Por uma educação audiovisual na escola​
O Xangô de Baker Street
o xango de baker sessao - pupilotv
Compartilhe nas redes sociais

O Xangô de Baker Street

Apresentação

No mês de setembro te convidamos a pensar duas questões através de um filme, uma pertinente a esse mês que celebra a Independência do Brasil e outra é relativa ao mês anterior, queremos homenagear o jornalista, humorista e escritor Jô Soares que perdemos no dia 05/08 de 2022. O filme, adaptado do livro de mesmo título, foi lançado em 2001 e traz no elenco a portuguesa Maria de Medeiros, Jô Soares, Joaquim de Almeida, Thalma de Freitas, Cláudio Marzo, Cláudia Abreu, Marco Nanini, Caco Ciocler, Letícia Sabatella e outros grandes atores e atrizes.

Data

23/09/2022 - 19:30h

Local

Online

o xango de baker sessao - pupilotv
Compartilhe nas redes sociais

O que você aprende

Público sugerido

Nível de ensino

Temas

Palavras chaves

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

Objetos de Conhecimento

Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo

Objetivos de Conhecimento

Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira. 

A questão da violência contra populações marginalizadas

Habilidades

(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racism

Competência Específica 2 

(EM13CHS102)
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discurso

Competência Específica 3

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Para o desenvolvimento dessa competência específica podem ser mobilizados conhecimentos conceituais relacionados a: aplicação da tecnologia do DNA recombinante; identificação por DNA; emprego de células-tronco; neurotecnologias; produção de tecnologias de defesa; estrutura e propriedades de compostos orgânicos; isolantes e condutores térmicos, elétricos e acústicos; eficiência de diferentes tipos de motores; matriz energética; agroquímicos; controle biológico de pragas; conservantes alimentícios; mineração; herança biológica; desenvolvimento sustentável; vacinação; darwinismo social, eugenia e racismo; mecânica newtoniana; equipamentos de segurança etc.