Por uma educação audiovisual na escola
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Povos Originários
Apresentação
Data
05/06/2021 - 14h
Local
Online
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O que você aprende
Público sugerido
Nível de ensino
Temas
Palavras chaves
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
História 8º ano - Configurações do mundo no século XIX
Objetos de Conhecimento
Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo
História 9º ano - Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946
Objetivos de Conhecimento
Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.
A questão da violência contra populações marginalizadas
Habilidades
(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racism
Ensino Médio - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Competência Específica 2
(EM13CHS102)
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discurso
Ensino Médio - Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência Específica 3
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Para o desenvolvimento dessa competência específica podem ser mobilizados conhecimentos conceituais relacionados a: aplicação da tecnologia do DNA recombinante; identificação por DNA; emprego de células-tronco; neurotecnologias; produção de tecnologias de defesa; estrutura e propriedades de compostos orgânicos; isolantes e condutores térmicos, elétricos e acústicos; eficiência de diferentes tipos de motores; matriz energética; agroquímicos; controle biológico de pragas; conservantes alimentícios; mineração; herança biológica; desenvolvimento sustentável; vacinação; darwinismo social, eugenia e racismo; mecânica newtoniana; equipamentos de segurança etc.
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Filmes da sessão
Sou Maraguá
2018• 4′ • cor • direção de Flora Suzuki e Simon Knoop
Sinopse:
Videoclipe da música “Sou Maraguá”, de Everaldo Ape, feito a partir de imagens gravadas durante oficinas de audiovisual com o povo Maraguá, nas aldeias Kayauézinho e Terra Preta, no Amazonas.
Xupapoynãg
2012• 15′ • cor • MG • direção de Isael Maxakali
Sinopse:
As lontras invadem a aldeia para vingar a exploração e morte de seus parentes, caçados e devorados pelos humanos. Cabe às mulheres travar uma batalha para expulsar os invasores.
Para Onde Foram as Andorinhas?
2015• 22′ • cor • direção de Mari Corrêa
Sinopse:
O clima está mudando, o calor aumentando. Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos.
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