fbpx
Prancheta 81 - pupilotv
Por uma educação audiovisual na escola​
Povos Originários
Povos Originarios sessao - pupilotv
Compartilhe nas redes sociais

Povos Originários

Apresentação

Abrindo as sessões do mês no meio ambiente, assistiremos nesta sessão filmes que mostram nossas origens. A sessão dos povos originários pretende trazer um olhar para quem desde sempre cuida e olha pela nossa natureza e quem esteve aqui muito antes de nós.

Data

05/06/2021 - 14h

Local

Online

Povos Originarios sessao - pupilotv
Compartilhe nas redes sociais

O que você aprende

Público sugerido

Nível de ensino

Temas

Palavras chaves

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

Objetos de Conhecimento

Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo

Objetivos de Conhecimento

Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira. 

A questão da violência contra populações marginalizadas

Habilidades

(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racism

Competência Específica 2 

(EM13CHS102)
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discurso

Competência Específica 3

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Para o desenvolvimento dessa competência específica podem ser mobilizados conhecimentos conceituais relacionados a: aplicação da tecnologia do DNA recombinante; identificação por DNA; emprego de células-tronco; neurotecnologias; produção de tecnologias de defesa; estrutura e propriedades de compostos orgânicos; isolantes e condutores térmicos, elétricos e acústicos; eficiência de diferentes tipos de motores; matriz energética; agroquímicos; controle biológico de pragas; conservantes alimentícios; mineração; herança biológica; desenvolvimento sustentável; vacinação; darwinismo social, eugenia e racismo; mecânica newtoniana; equipamentos de segurança etc.

 

Não exlcuir esse widget. POR FAVOR!!!! Isso não vai aparecer no site

Filmes da sessão

sou-maragua-2

Sou Maraguá

2018• 4′ • cor • direção de Flora Suzuki e Simon Knoop


Sinopse:

Videoclipe da música “Sou Maraguá”, de Everaldo Ape, feito a partir de imagens gravadas durante oficinas de audiovisual com o povo Maraguá, nas aldeias Kayauézinho e Terra Preta, no Amazonas.

Leia mais »
XUPAPOYNAG-2-pupilo

Xupapoynãg

2012• 15′ • cor • MG • direção de Isael Maxakali


Sinopse:

As lontras invadem a aldeia para vingar a exploração e morte de seus parentes, caçados e devorados pelos humanos. Cabe às mulheres travar uma batalha para expulsar os invasores.

Leia mais »
para-onde-foram-as-andorinhas-pupilo1

Para Onde Foram as Andorinhas?

2015• 22′ • cor • direção de Mari Corrêa


Sinopse:

O clima está mudando, o calor aumentando. Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos.

Leia mais »
sou-maragua-2

Povos Originários é a sessão de estreia do Cineclube Pupilo no dia internacional do Meio Ambiente

Nossa primeira sessão conta com três obras que abordam a questão indígena no Brasil, elas trazem uma visão crítica e diversa sobre a cultura dos diversos povos originários brasileiros, suas dores e seu valor. Depois de assistirmos aos filmes, tivemos uma conversa com estudantes da UFPR, envolvidos com o Projeto Freyre, o egresso do curso de cinema da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Vinínicius Commott. A mediação ficou por conta de Victoria Hugo Von Holleben.

Leia mais »