Por uma educação audiovisual na escola
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Terrores Brasileiros
Data
1º de Novembro de 2022 - 22h
Local
Casa da Cultura Rogério Sganzerla (Rua 13 de Maio, 64 - Centro, Joaçaba-SC)
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O que você aprende
Público sugerido
4-6 anos; 16-17 anos; 15 anos; 16 anos; 18 anos.
Nível de ensino
Educação Infantil; 2º e 3º ano do Ensino Médio; Ensino Médio e EJA.
Temas transversais
Educação Ambiental; Diversidade Cultural; Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras; Vida familiar e social; Diversidade Cultural; Trabalho; Direitos da Criança e do Adolescente; Educação e Direitos Humanos; Processo de envelhecimento; Respeito e valorização do idoso; Saúde; Direitos da Criança e do Adolescente.
Temas
Contos; Natureza; Imaginário Popular; Contos; Desmatamento; Relações sociais; Empatia; Escravidão; Racismo; Trabalho; Ancestralidade; Folclore; Religião; Família; Histórias de terror; Folclore; Brincadeiras; Violência; Comunidade; Crime Urbano; Injustiça Social; Idosos; Relações Familiares; Dignidade.
Palavras chaves
Contos de Santa Catarina; Filme de Terror Brasileiro; Lendas urbanas; Folclore; Natureza; Desmatamento; Família; Adolescência; Trabalho, Racismo, Escravidão. Religião; Curupira; Deficiência Física; Corrupção; Violência Policial; Racismo; Envelhecimento.
Competências e Habilidades BNCC - Base Nacional Comum Curricular
Competências
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Habilidades
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13LGG201) Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
(EM13LP03) Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.
(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.
(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
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Filmes da sessão
O cemitério do parque da luz
2023 • 15′ • cor • SC • direção de Marko Martinz
Sinopse:
No coração da cidade, o atual Parque da Luz surgiu onde antes era o antigo cemitério municipal. No entanto, Júlia, Maitê e seus amigos, completamente alheios a essa peculiar história, decidem realizar um divertido piquenique. Mas o que parecia ser uma inocente brincadeira logo se transforma em uma horripilante aventura.
Geração alpha
2019 • 14’44” • cor • MG • direção de Rodrigo Brandão
Sinopse:
Duas amigas partem para uma viagem no início do semestre na faculdade. O que a princípio é uma diversão vai se tornando um pesadelo gravado minuto a minuto.
Lily’s hair
2019 • 15′ • cor • GO • direção de Raphael Gustavo da Silva
Sinopse:
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo, tenta deixá-los do jeito que sempre sonhou.
5 Fitas
2020 • 15′ • cor • BA • direção de Heraldo de Deus e Vilma Martins
Sinopse:
Em Salvador, todo ano acontece a festa para Senhor do Bonfim, onde fiéis e turistas amarram fitas e fazem pedidos. Dois irmãos, Pedro e Gabriel, ouvem desde cedo as histórias e rezas de sua avó ao Senhor do Bonfim e decidem, no dia da lavagem, se aventurar entre a multidão para tentar fazer um pedido. Lá confrontam as narrativas de sua avó, com a lavagem atual, e aprendem sobre religiosidade e a importância da família.
1996
2019 • 14’44” • cor • MG • direção de Rodrigo Brandão
Sinopse:
Duas amigas partem para uma viagem no início do semestre na faculdade. O que a princípio é uma diversão vai se tornando um pesadelo gravado minuto a minuto.
As Fábulas Negras
2015 • 93’57” • cor • ES • direção de Rodrigo Aragão, José Mojica Marins, Petter Baiestorf e Joel Caetano
Sinopse:
Um grupo de meninos brinca de super-heróis até que começam a contar para si histórias de terror. A partir desses contos, eles embarcam numa macabra aventura envolvendo lendas urbanas e personagens do folclore brasileiro, como lobisomem, bruxa, fantasma, monstro e saci.
O Desejo do Morto
2020 • 23′ • cor • RS • direção de Davi Pretto
Sinopse:
Dário é um senhor de idade. De tanta idade que resolveu passar os dias planejando o próprio enterro – algo completo, de difícil execução, mas coerente com o que ele acredita ser o seu último desejo. Apesar disso, família, médicos, rotina e sociedade resolveram, todos juntos, cair em cima de Dário e lhe dizer “não”. “Você é um peso morto”, gritam. Quando Dário morre, sua família, sem se importar com seu planejamento e esforço, decide enterrá-lo normalmente, sem atender nenhum de seus desejos. Mas Dário volta dos mortos buscando vingança.
Olha a Bruxaria
2022 • 13’24” • cor • SC • direção de André Luiz
Sinopse:
Com roteiro livre inspirado no conto “Balanço Bruxólico”, resgatado por Franklin Cascaes, o filme traz uma história tradicional de bruxaria contada por Quinzinho, um boneco pescador. A música composta especialmente para o curta é o que interliga toda a trama.
Ninjas
2010 • 25’38” • cor • SP • direção de Dennison Ramalho
Sinopse:
Em crise após matar uma pessoa inocente durante ação na favela, policial militar é introduzido na unidade dos Ninjas, um grupo de extermínio que se dedica a eliminar sadicamente suspeitos de crimes violentos.
Deserto Estrangeiro
2020 • 23′ • cor • RS • direção de Davi Pretto
Sinopse:
Um jovem brasileiro, que recém começou a trabalhar em uma imensa floresta em Berlim, é arrastado para um pesadelo envolvendo o passado colonial alemão quando tenta encontrar uma garota perdida na mata.
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