A pesquisa “Educação Audiovisual: como educadores trabalham com filmes na rotina escolar?” está recebendo respostas de educadores, secretarias de educação e diretorias de escolas públicas e privadas. O objetivo da pesquisa é entender o uso de filmes e vídeos na rotida de sala de aula. A partir das contribuições, a Pupilo TV, desenvolve uma ferramenta de streaming de filmes dedicada a escolas da educação básica brasileira.
Por mais que a tecnologia tenha facilitado o processo de exibição dos filmes, que antes aconteciam por meios físicos (DVD, VHS), agora a responsabilidade de buscar e exibir o filme recaiu sobre o educador que antes possuía um acervo audiovisual, dentro das instituições de ensino, mantido pela direção da escola ou secretarias de educação, que investiam tempo e dinheiro para aquisição das mídias físicas. “Através da pesquisa conseguimos entender a situação das escolas e do comportamento dos educadores e facilitar a experiência de ver filmes na escola” comenta Sinclair Biazotti coordenadora pedagógica da Pupilo TV ao apresentar a pesquisa.
A pesquisa acontece principalmente na região Meio-oeste de Santa Catarina que inclui os municípios de Água Doce, Catanduvas, Herval D’Oeste, Joaçaba, Luzerna, Treze Tílias, Capinzal, Erval Velho, Ibicaré, Lacerdópolis, Ouro e Vargem Bonita que juntos possuem 155 escolas e 2.812 docentes de educação básica. Educadores de outros municípios interessados em contruir também podem participar, porém não poderão concorrer a premiação, um diferencial atrativo da iniciativa.
A escola que tiver o maior número proporcional de professores respondentes, ganha uma sessão do Cineclube Pupilo com direito a carrinho de pipoca no primeiro dia escolar do segundo semestre de 2023.
A pesquisa ficará aberta para participação até o dia 29 de abril. A comunidade educacional interessada em participar, pode consultar o regulamento da premiação e os formulários da pesquisa em www.pupilo.tv.br/pesquisa
“A pesquisa também nos permite identificar escolas e educadores que já atuam com vídeo em suas escolas, a pandemia ativou a veia artística de muitos professores que foram para a frente das câmeras durante as aulas remotas, reconhecer e divulgar essas iniciativas também é uma das missões da Pupilo”, finaliza Rudolfo.
O quê?
Pesquisa “Educação Audiovisual: Como educadores trabalham com filmes na rotina escolar?”
Público-alvo:
Comunidade educacional em especial professores, diretores e gestores de regionais de educação e secretarias municipais.
Como participar?
www.pupilo.tv.br/pesquisa
Quando?
Aberta até o dia o dia 29 de maio