Projeto joaçabense participará do Mercado Argentino de Indústrias Culturais, MICA acontece entre 1º e 4 de junho de 2023
A startup Pupilo TV, integrante da Incubadora Joaçaba e do Polo Inovale, liderada pelo empreendedor Rudolfo Auffinger, recebeu uma bolsa do Ministério da Cultura para participar do Mercado Argentino de Indústrias Culturais, o MICA, um evento central do sistema de políticas públicas daquele país, criado exclusivamente para a comercialização de produtos, serviços e o fortalecimento dos setores das indústrias culturais argentino e internacional.
Desde 2011, o evento impulsiona a produção, dá visibilidade às indústrias culturais, gera empregos de qualidade e promove o marketing. Nesses anos, o MICA consolidou-se como plataforma pública modelo e foi replicado em outros países. Atualmente, é o mercado cultural mais importante da região, com atividade constante, por meio da plataforma www.mica.gob.ar, desenvolvendo uma grande diversidade de atividades, articulando a face econômica da cultura com a fruição estética.
Os mercados criativos públicos, tais como o MICA, e o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), constituem políticas públicas desenvolvidas pelos Estados nacionais da América do Sul, com vistas a proporcionar aos empreendedores e profissionais criativos da região a oportunidade de aumentar sua rede de contatos e negócios, bem como internacionalizar seus bens e serviços criativos.
A Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do governo brasileiro considera que a seleção dos empreendedores da economia criativa brasileira para o MICA 2023 foi realizada de forma a consolidar presença notável e consistente do país no exterior e na América do Sul, em particular, mostrando o Brasil como fonte de criatividade, diversidade, qualidade e inovação.
A delegação brasileira chega ao MICA 2023 com 90 participantes e entre os 15 compradores de conteúdo, a Pupilo TV, é a única catarinense e a única que não tem sede em capitais do país. Na programação, o grupo terá um evento de recepção na embaixada brasileira em Buenos Aires e segue para 3 dias de rodadas de negócios com produtoras de cinema argentinas.
“Para a Pupilo TV, fazer parte do MICA há menos de 10 meses de lançar a plataforma de streaming de filmes para escolas, é um passo importante para a startup que possui menos de 2 anos de fundação.”Vamos ao MICA com o objetivo de conhecer e licenciar títulos argentinos para o catálogo – o sonho de pensar a internacionalização do projeto antes de mesmo de vir a público, nos faz acreditar ainda mais no projeto e aumenta nossa rede de oportunidades”, comemora Gabi Bresola coordenadora de programação da Pupilo.
Fundada há 2 anos, a Pupilo TV é uma empresa que une tecnologia, educação e entretenimento com o propósito de utilizar filmes no processo de aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Realiza projetos culturais e tecnológicos promovendo eventos, oficinas e sessões de cinema junto à comunidade escolar, tanto presencialmente, nas escolas, quanto nas salas de cinema ou até mesmo nos canais digitais. Sediada no Polo Inovale Joaçaba, a Pupilo conta como o apoio do programa Contribuinte Incentivador da Prefeitura de Joaçaba, do Programa Centelha promovido pela Finep com parceria da FAPESC, e também recebeu o Prêmio Elisabete Anderle 2022.
As ações e os projetos da Pupilo TV podem ser acompanhadas através do site www.pupilo.tv.br e das redes sociais @pupilo.tv.br.