Explorando a interseção entre as artes visuais e o cinema, evento gratuito reúne especialistas e performances em Joaçaba
No dia 27 de março (quinta-feira), às 19h, a Casa da Cultura Rogério Sganzerla, em Joaçaba (SC), recebe a roda de conversa Tela Expandida: Conexões Entre Arte e Cinema. O evento busca discutir as relações entre artes visuais e cinema através da videoarte e da videoinstalação. A programação conta com a participação virtual da curadora e educadora Carla Abraão, além de apresentações culturais de Flávia Pacchely e Oliver Pasetti.
Carla Abraão é mestre em Artes Visuais pela UDESC e bacharel em Cinema pela UNESPAR. Atualmente, vive em Nova York, onde atua como educadora no Museu de Arte Moderna (MoMA), no Museu Guggenheim e no Museu do Brooklyn, além de trabalhar como curadora independente. Durante o evento, ela trará sua experiência em arte contemporânea para um bate-papo sobre os diálogos entre vídeo e instalação no campo das artes.
A noite também contará com apresentações culturais de dublagem e canto realizadas por Flávia Pacchely e Oliver Pasetti. A partir dessas performances, será feita uma breve explanação sobre o processo criativo da videoinstalação Vem de Berço, trabalho que esteve em cartaz na Casa da Cultura entre dezembro e janeiro. O projeto partiu de memórias da infância em cidades interioranas, combinadas com ideias de ultrafuturo, para criar uma experiência audiovisual inspirada na obra Tango, de Zbigniew Rybczynski.
Outro destaque da programação é a exibição da video-dança “Danças do Cotidiano”, de João Tomaz. O projeto retrata o fazer cotidiano de cinco profissionais – um gari, um sapateiro, uma enfermeira, uma professora aposentada e uma diarista –, transformando seus movimentos em pequenas células de dança, registradas em diferentes espaços urbanos de Joaçaba. O vídeo inclui audiodescrição para garantir acessibilidade ao público.
A mediação do evento será conduzida por Rudolfo Auffinger, diretor de Vem de Berço, O Porão e Basquete das Excluídas integrante do coletivo Rachadura Visual. Mais informações sobre os trabalhos podem ser acessadas no site www.rachaduravisual.com.br.
A ação faz parte do projeto Porão, contemplado no Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura nº 0006/2024/PMJ, realizado com recursos da Prefeitura Municipal de Joaçaba, por meio da Secretaria de Comunicação, Cultura e Intendência de Cultura.