Projeto audiovisual transforma gestos do trabalho em arte e será exibido no evento Tela Expandida
O que acontece quando os gestos do cotidiano ganham uma nova perspectiva? Danças do Cotidiano, projeto do artista João Tomaz Santos, propõe um olhar poético sobre os movimentos presentes no trabalho diário de cinco profissionais – um gari, um sapateiro, uma enfermeira, uma professora aposentada e uma diarista – transformando seus gestos em pequenas células coreográficas filmadas em espaços urbanos de Joaçaba. A video-dança será exibida no dia 27 de março, durante o evento “Tela Expandida: Conexões Entre Arte e Cinema”, na Casa da Cultura Rogério Sganzerla, em Joaçaba (SC).
A iniciativa, que conta com a participação do coletivo Rachadura Visual e direção de Rudolfo Auffinger, se desenvolve a partir de entrevistas e registros audiovisuais, que são traduzidos em dança e reencenados nos espaços públicos da cidade. O gari teve sua cena registrada em uma rua íngreme próxima ao Frei Bruno, destacando a intensidade e agilidade do seu trabalho. Já o sapateiro aparece surgindo e desaparecendo em diferentes pontos das escadarias do Frei Bruno, cada vez com um calçado diferente, enquanto a professora aposentada teve sua performance gravada em um banco no parque. A diarista teve seu movimento captado com foco nas pernas, na Praça da Prefeitura, e a enfermeira foi filmada na entrada da comunidade Cachoeirinha.
A trilha sonora original e o desenho de som são assinados por Guilherme Gregianin, enquanto a montagem fica a cargo de Igor Alegro Nazário. A produção é de Ingrid Lucas, com audiovisual de Rudolfo Auffinger, design gráfico de Kika Chumura e fotografias de Elton Krug. O projeto também conta com audiodescrição realizada por Mara Rubian Kortelt, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
A exibição de Danças do Cotidiano integra a programação do Tela Expandida, evento gratuito que explora a interseção entre artes visuais e cinema, destacando a videoarte e a videoinstalação. A curadora Carla Abraão, com experiência no MoMA e Guggenheim, participará virtualmente para discutir os diálogos entre vídeo e instalação. As apresentações culturais de Flávia Pacchely e Oliver Pasetti complementam o evento, trazendo uma explanação sobre o processo criativo da videoinstalação Vem de Berço. A mediação será conduzida por Rudolfo Auffinger, do coletivo Rachadura Visual. O evento integra o projeto Porão, com apoio da Prefeitura de Joaçaba.
Danças do Cotidiano é um projeto contemplado no edital de chamamento público de fomento à cultura n°0006/2024/PMJ, realizado com recursos da Prefeitura Municipal de Joaçaba, por meio da Secretaria de Comunicação, Cultura e Intendência de Cultura.
A estreia será uma oportunidade de refletir sobre os corpos em movimento na cidade e a arte presente nos gestos do dia a dia.